
Vales por relatos de bicicletas elétricas — Arquivo
16/09/2025
Montagem do motor Nine Continents RH205b numa BTT
05/10/2025Foi num jantar com amigos que conheci uma personagem invulgar. Um homem fora das convenções, a quem chamaremos SAM, vindo do norte da Europa e dedicado com grande paixão à preservação do planeta. Resumindo: não era propriamente a minha praia!
Ainda assim, o veículo com que chegou àquela noite chamou-me imediatamente a atenção.
Enquanto algumas pessoas da minha região aparecem em carros bastante vistosos, ele chegou de bicicleta…
O que primeiro me intrigou no SAM foi o penteado horizontal. Mais tarde percebi que o vento tinha empurrado para trás o cabelo que ele engominara para a ocasião.
Embora inicialmente tivéssemos pouco interesse um pelo outro, esperei que tivesse bebido alguns copos para lhe perguntar pela bicicleta. Soube então que era elétrica e que esse meio de transporte era habitual no seu país. Finalmente compreendi por que motivo a roda traseira e a zona central do quadro estavam preenchidas.
A minha grande ideia naquela noite foi pedir-lhe para experimentar o veículo.
«Não é para raparigas», disse-me. «Chega aos 60 km/h».
Pois, meu amigo, encontraste a pessoa certa: não há muitas raparigas tão pouco delicadas como eu. Subi para a bicicleta e foi maravilhoso: uma aceleração fulgurante, um silêncio de sonho e apenas o sopro do ar a lembrar-me que controlava um motor potente alimentado por uma bateria impressionante. Tentei andar cada vez mais depressa; depois soube que estava apenas na segunda velocidade. Ultrapassava carros, deixava as scooters para trás no arranque, as pessoas olhavam espantadas e decidi que não queria voltar.
Gostei de tudo naquela bicicleta elétrica. Era simplesmente empolgante, sobretudo nas subidas acentuadas, onde o motor, levado ao limite, fazia um ruído metálico de «TIE fighter» que lembrava que estava a dar tudo.
Voltei tarde, com o cabelo em pé.
«Quero uma igual», anunciei ao SAM. «E, se não puder ter uma, quero a tua».
Habituado a tanto entusiasmo pela sua bicicleta, Sam deu pouca importância à minha excitação. Mesmo assim, aconselhou-me a passar pela loja de desporto a que chamava, em tom de brincadeira, «à font les formes». A minha resposta abriu a conversa.
«Não me digas que a compraste lá. Vê-se que foste tu que a fizeste. Há fita adesiva por todo o lado e fios soltos… Foste tu que a montaste».
O veículo era, de facto, um conjunto de peças mecânicas e eletrónicas, coberto de ecrãs LCD. Parecia mais o veículo de Regresso ao Futuro do que uma bicicleta perfeitamente convencional e sem personalidade.
Tinha tocado no orgulho do criador e a conversa avançou, talvez ajudada pela noite que se instalava. Ali estava eu, jovem padawan, a aprender o vocabulário das bicicletas elétricas e dos kits à medida que se montam na própria bicicleta.
Em resumo, a mensagem era: se não percebes nada de mecânica, não esperes chegar a uma bicicleta deste tipo.
«Sim, mas SAM, tu estás aqui. Até posso interessar-me pela ecologia, se for preciso».
Depois veio a questão do custo, com que esperava arrefecer o meu entusiasmo. Mas, quando gosto mesmo de alguma coisa, estou disposta a investir nela.
A noite terminou assim: SAM pediu-me que escrevesse um artigo sobre a minha pequena experiência, para dar o primeiro passo. Se conseguisse a recompensa, ou seja, o desconto, Sam, da Suécia, ajudaria nos próximos passos e na montagem. Esperava estar à altura das minhas ambições e, se ganhasse o prémio, não deixaria de vos contar a minha montagem e as minhas experiências… de rapariga.
P. S.: ao ler os testemunhos de outros utilizadores de bicicletas elétricas, confesso que fiquei um pouco assustada com a ideia de avançar para uma montagem assim. Mas não ia desistir: sou uma verdadeira SCHAWBLE!

