A bateria para o seu kit de bicicleta elétrica power-e-bike, para burros
07/10/2026A reforma em bicicleta elétrica
07/10/2026A primeira parte do meu artigo dizia respeito à montagem propriamente dita do meu kit de BTT elétrica na minha Rockrider 6.3.
Neste segundo texto partilho a minha impressão imediata, ao final da minha primeira volta de BTT guiada pela minha
nova bicicleta elétrica.
Antes da volta prevista para o fim de semana, e já resolvido o problema da montagem do sensor PAS como descrito antes, impõe-se uma pequena
saída com a montada para verificar as capacidades da bicicleta antes de me lançar sobre os territórios da senhora Natureza.
Direção à floresta perto da minha casa onde costumo treinar. Escolho deliberadamente as passagens mais exigentes, aquelas
que até então me obrigavam a “dar o tudo por tudo” ou a pôr pé a terra (rampas curtas, taludes no meio do bosque, subidas
longas ou trechos bem lodosos,…). E então… já não sou “eu” mas um jovem biker cheio de vigor e com coxas afinadas… tudo
passa!
Nem um pé no chão nos 25 km durante os quais tive o prazer maligno de encadear todas as travessias que até então me desanimavam.
Sobre estas muito boas impressões, regresso a casa, limpeza da BTT elétrica e verificação geral dos componentes instalados:
nada a assinalar… tudo está impecável.
Dia D: Volta na região das Colinas, já feita nos 2 anos anteriores, por isso um bom teste comparativo “antes/depois”…
As chuvas repetidas dos últimos dias fazem recear um terreno lodoso nas zonas florestadas… veremos.
Dado o relevo do sítio, antes limitava-me a uns discretos 30 km sobre os 3 percursos propostos (30 km – 50 km – 70 km).
Desta vez, ao diabo a avareza!
Vamos para os 50 km (forma de testar a autonomia da minha bateria de 36V 10 Ah sem arriscar
ter de pedalar “em seco” nos últimos 10 km da volta por causa de um “corte de energia”…
O tempo hoje de manhã é ameno e bastante solarengo… ao contrário do hábito, adio a minha saída dos 50 km para as 8h30 em vez das
7h, para deixar passar à frente alguns pelotões de bikers de clube bem afinados, com a esperança íntima de finalmente poder
provocá-los com a ajuda do meu “novo assistente”!
Fixei o meu ecrã LCD à esquerda contra o punho (retirei a maneta esquerda do desviador dianteiro visto que estou em monoplateau 30 NW),
o polegar esquerdo permite-me, sem soltar o guião, fazer malabarismos com o “+” e “-” do comando de nível de assistência: é
perfeito.

Ao longo deste percurso, vou navegar entre os níveis 3 e 5 da assistência, conforme as dificuldades.
Muito prático no ecrã, a exibição do nível de potência instantânea entregue pelo RH205, que permite dosar bem o uso do recurso elétrico embarcado.

O PAS faz maravilhas e “lança” sempre sem brutalidade após um breve tempo de latência a que nos habituamos muito depressa e que se
antecipa por isso quando a dificuldade se esboça à frente.
O ruído do motor é apenas ouvido (sem engrenagens ou outra mecânica suscetível de estridar… apreciável e discreto).
Uma primeira subida escorregadia no meio da mata, zigzagando entre bétulas: no ano passado, aqui, era a pé, bicicleta empurrada
até ao alto.
Hoje, mudança de registo: passo à 4ª, subo dois pinhões, e não há mais nada a dizer…. abro passagem entre os meus colegas e
mergulho literalmente no obstáculo: isso, está feito!
Seguro sobre as minhas novas capacidades, continuo o meu périplo com um prazer certo e uma confiança recuperada.
As rampas curtas alternam com descidas longas por vezes quebradiças e bonitos singles por vezes lodosos: está tudo bem e o cardio
já não vê vermelho, embora tenha decidido não ceder à facilidade e permanecer num esforço físico considerável.
A minha opinião: a BTT elétrica deve ajudar-me, mas sou eu que tenho de “fazer o trabalho” e a este respeito, a assistência
elétrica, se liberta o biker de uma boa parte da dureza muscular e cardio-vascular, em troca dedica-lhe uma nova tarefa
prioritária das mais gratificantes: a “pilotagem”!
De fato, a questão já não é “Vou conseguir subir este trilho íngreme e sinuoso de 50 m?” mas passa a ser “Onde e como vou
colocar a minha roda dianteira para me esquivar o melhor possível numa trajectória limpa, entre as pedras e as raízes que se
apresentam muito depresso sob os meus pneus?”.
Nos trechos de descida (em linha ou técnicos), a assistência corta-se naturalmente e o peso da bicicleta elétrica recentrado
para trás assegura uma boa condução, de pé sobre os 2 pedais na horizontal, sem rebotes excessivos.
Aí, como sou de natureza prudente e não quero oferecer-me a queda do ano, deixo passar voluntariamente os jovens temerários
ávidos de descidas “a toda a força”…. mas ao pé de cada descida… há uma subida… e aí, o avô não recusa o seu prazer e
remonta um por um os seus companheiros ao rosto por vezes carmíneos pelo esforço a fornecer….
40 km de puro prazer mostram-se já no contador: restam por isso 10 e 2 a 3 barretes na jauge da bateria… atenção…. vai ser preciso gerir isso finamente para evitar a última humilhação, depois deste belo percurso, de regressar ao paddock com a fada
eletricidade pelos assinantes ausente!
De repente, estou muito atento ao nível de assistência escolhido e redu-lo assim que as minhas pernas, mais poupadas, são
capazes de assegurar sozinhas a propulsão.
Isso compensa pois restam agora 5 pequenos km e 1 barrete na jauge: sejamos lou, sentindo o estábulo próximo, dou mais um
empurrão, forma de “observar” alguns concorrentes nos limites das suas coxas nesta finalização de percurso: sprint final pela
diversão e chegada “em bom estado”.
A bateria mostra agora “0 barrete” e permitiu-me assim completar os 52 km exactos do circuito (500 m de desnível + ) com uma assistência frequentemente entre 3 e 5 (fora as descidas naturalmente) para uma de 10 Ah; penso que esta autonomia é correcta (bicicleta + piloto: 100 kg).


Em conclusão, esta bicicleta permitiu-me, graças ao kit instalado, descobrir uma nova dimensão na minha prática, até aí bem
inacessível aos meus olhos e reservada aos jovens em forma e de bom nível técnico.
Para mim, a BTT elétrica não é uma bicicleta de “trapaceiros” nem de “preguiçosos” mas bem uma bicicleta que proporciona uma
atividade física bem de acordo com a idade, o estado de saúde e o nível técnico do seu rider e por isso digo em voz alta
“contrato cumprido!”. Bravo o RH 205..


